Na última semana, tive um desses treinamentos comportamentais na empresa em que trabalho. No treinamento, as moças - duas psicólogas - eram responsáveis por guiar o treinamento e a dinâmica em grupo. Nós, os colaboradores, nos sentamos em cadeiras que estavam dispostas em círculo, nos apresentamos, e falamos de qual núcleo e setor éramos. Neste momento, me senti em uma reunião do alcoólicos anônimos:
-Olá! Meu nome é Matias, e estou a sete meses… na empresa.
Essas reuniões são cada vez mais comuns em empresas de grande porte, mas a pergunta que fica é: os treinamentos comportamentais realmente funcionam?
Bom, depende de muitos fatores, mas o principal deles é o fator “conta bancária no final do mês”. Acho que não existe treinamento comportamental mais eficiente que o recebimento do ordenado. Sei que estou indo totalmente na contramão do que diz a psicologia empresarial, mas nunca fui um bom condutor mesmo.
No treinamento em questão, nos foi solicitado, após a apresentação em grupo, que representássemos com um desenho em um cartaz a missão, a visão e os valores da empresa. Nos deram canetinhas e pincéis, como na quinta série, e lá fomos nós.
- Eu acho que a missão pode ser representada por uma águia atrás de sua caça! - disse um.
- Concordo! - disse o outro - E para a visão, poderíamos colocar o olhar atento da águia! - completou.
- Bem isso! E os valores poderiam ser representados pelo instinto de caça da águia, que é insistente em capturar as suas presas! - disse o terceiro.
Terminadas as conclusões do grupo, me perguntaram sobre o que eu achava. Disse que eu não via muito sentido em colocar uma águia para representar uma empresa de cooperativa médica. Me olharam como uma águia olha para sua presa. “O que uma empresa de planos de saúde tem a ver com um animal predador e agressivo?”, pensei, mas logo entendi o porquê.
Terminamos o cartaz, e, após alguns minutos, apresentamos a ideia para todo o grupo e para as psicólogas presentes. Todos adoraram. Aparentemente, águias e médicos têm muita coisa em comum. A caça, a presa, o olhar atento da águia… se encaixam na missão, visão e valores de uma empresa que faz exames e consultas de rotina para senhorinhas de 70 anos. Todos saíram eufóricos do treinamento.
No dia seguinte, estávamos todos lá, abrindo atendimento para exames e consultas, mas sempre atentos, como são as águias!
Matias Collaço Scolaro